segunda-feira, 23 de maio de 2011

ciências- energias renováveis e nao renováveis

Ciências
Desde muito cedo que o homem utiliza a energia para as mais diversas tarefas. Inicialmente, apenas para procurar alimentos, para a caça e pesca, para construir os primeiros abrigos, ou seja, para as suas actividades diárias. À medida que o Homem foi necessitando, cada vez mais, de energia, foi descobrindo novas formas de a obter. Com a Revolução Industrial, surgiram as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão. Depois, surgiu o petróleo como principal fonte de energia, com a invenção do motor. Actualmente, o homem utiliza os mais diversos recursos energéticos, estando estes divididos em duas categorias: renováveis e não renováveis.

Energias não renováveis -  Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis como o  carvão, o petróleo e o gás natural, são formas de energia não renováveis, que se originaram em épocas recuadas da História da Terra. As fontes de energia não renováveis são consideradas esgotáveis porque demoram milhões de anos a se formarem. Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renovável. Além disso, a sua utilização gera inúmeros problemas ambientais, sendo muito poluentes, como: emissão para a atmosfera de gases poluentes que provocam chuvas ácidas, o aquecimento global e degradação da camada de ozono.



Energia Nuclear

Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de  reacções nucleares, emitirem energia. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros deve-se provocar a reacção mediante técnicas de bombardeamento de neutrões ou outras. A energia produzida é aproveitada, surgindo assim, uma nova forma de energia, Energia nuclear, descoberta pelo Homem.
A grande vantagem deste tipo de energia é o facto de, com pouca quantidade de urânio, produzir-se grandes quantidades de energia.



Factores negativos desta fonte de energia:

- Elevado custo das infra-estruturas e da sua manutenção;
- Emissão de resíduos altamente perigosos e radioactivos com consequente dificuldade na eliminação;
- Risco ambiental elevado.

Energias Renováveis – energias alternativas

O Homem tem, cada vez mais, a necessidade de encontrar energias alternativas para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Estas energias são renováveis, isto é, renovam-se num prazo de 50 anos.
Energias renováveis: energia hidroeléctrica, eólica, das ondas, da biomassa, do biogás e solar.
As energias renováveis não poluem o ambiente, e são infinitas, assim, um dia que as energias não renováveis acabem, estas vão continuar a existir,  satisfazendo assim todas as nossas necessidades energéticas.